。✿゚ ѕoм qυe мe тoca ゚✿。

instagram

terça-feira, 15 de março de 2011

Atenção-cuidado c/ golpe da telefone


Sinceramente eu não sei o que se passa na cabeça de certos indivíduos da nossa sociedade! Tirar proveito de uma tragédia é algo que faz a gente refletir até que ponto o ser humano pode chegar por dinheiro.
Abaixo um trecho do excelente texto da Nilza Yoshida publicado hoje, 15 de março, no >Portal Nippon:

"O golpe funciona da seguinte maneira: Alguém telefona dizendo que a pessoa foi vítima de acidente decorrente do terremoto,tsunami ou radiação no Japão e precisa urgente ser internado ou operação, e fazendo-se passar por conhecido da pessoa, despachante, ou mesmo citando nome de instituições, empresas, consulado ou imigração, pedem para que depositem o dinheiro em uma determinada conta, ou até mesmo que enviem dinheiro em espécie o mais rápido possível.
Muitas vezes, já aconteceu do familiar querer falar com a pessoa aqui do Japão, os estelionatários, fazem a ligação e uma voz meio rouca, dizendo que não está em boas condições, confirma a “estória” ou então, a ligação é atendida por um “falso funcionário da empresa ou Consulado, com leve sotaque japonês”.
Há 6 anos, quando muitos destes golpes foram aplicados no Brasil, os familiares até tentaram ligar para o Japão, para confirmar a veracidade dos fatos, mas como não conseguiam completar as ligações (deveriam estar trabalhando ou dormindo), acabaram depositando o dinheiro indevidamente e depois registraram queixa na polícia.
Em alguns casos, os criminosos utilizam informações íntimas da vítima e dos familiares, como nome da cidade, nome da fábrica, etc. Conhecem o ambiente em que vivem e fazem uso de amizades ou de correspondências extraviadas para conseguir os dados necessários. Outra fonte de dados são os blogs e redes sociais (twitter, orkut, facebook,etc) e as salas de bate-papo, onde muitos utilizam o seu nome verdadeiro.
Solicitamos a todos que orientem e alertem seus familiares no Brasil para não confiarem em pessoas que se dizem ser amigos ou funcionários da empresa. Desconfie principalmente quando se tratar de dinheiro, documento, acidentes e doenças."

Sem comentários:

Enviar um comentário